quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Constantino Mendes compositor de ¨60 dias apaixonados¨ morre aos 57 anos

Queridos amigos e parceiros , a musica Brasileira perdeu mais um compositor, autor de um hino da nossa musica sertaneja ¨60 dias apaixonado¨ na voz de Chitãozinho e Xororó.

O cantor e compositor Constantino Mendes. Ele tinha 57 anos e, segundo informações, teria morrido de parada cardíaca, após passar por uma cirurgia e aparentemente, estava muito bem. Mas, as informações dão conta de que alguns exames feitos recentemente mostraram que ele precisaria de uma cirurgia para corrigir problemas no coração.


Por sinal, foram as coisas do coração que tornaram Constantino conhecido nacionalmente, como compositor, depois que a dupla Chitãozinho e Xororó gravou, em 1979, a música “60 Dias Apaixonado”, composição dele e de outro paulista, o Darcy Rossi.

“60 Dias Apaixonado” foi composta  quando o estado de Mato Grosso do Sul ainda não existia. No documentário “Nesses Versos”, Chitãozinho conta que a música foi encomendada a Constantino, numa época em que a dupla fazia muitos shows aqui na nossa região.


A dupla queria uma música com o bordão “60 dias apaixonado”, famoso nas rodas dos peões da região. O refrão e a música foram feitos por Constantino e depois repassada ao compositor Darcy Rossi, que finalizou a canção.

Mas, não foi apenas Constantino que ficou conhecido com “60 Dias Apaixonado”. A até então desconhecida – para muitos – Aparecida do Taboado, também ficou famosa. A pequena cidade de Mato Grosso do Sul passou a ser chamada de “a cidade dos sessenta dias apaixonado”.

A música de Constantino é motivo de orgulho para a população de Aparecida do Taboado e uma espécie de segundo hino da cidade. Um monumento, logo na entrada da cidade, saúda os visitantes com a frase:“bem vindos à terra dos 60 dias apaixonado”.

Constantino Mendes levava uma vida simples em Jales, onde morava e onde está sendo velado. Seu corpo será sepultado às 17:00 horas desta quinta-feira. Abaixo, um vídeo com Chitãozinho e Xororó cantando “60 Dias Apaixonado”:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Cantor e Compositor Helio Gomes agradece sua visita ao blog.

Deixe seu Comentário!