segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MORRE PISKA COMPOSITOR E PRODUTOR MUSICAL


Queridos amigos, fiquei sabendo hoje da morte do nosso querido Piska,(de blusa azul na foto acima) compositor esse que já foi homenageado por mim nesse blog no Profissão Compositor, já faz mais de um mês o falecimento foi no final do ano dia 30 / 12 / 11.

Na noite de sexta-feira em São Paulo, faleceu Carlos Roberto Piazzolli, o Piska, consagrado produtor e compositor sertanejo, um dos grandes responsáveis pela popularização da música sertaneja nos anos 1990.

O produtor tinha 60 anos, e teve falência múltipla dos orgãos, decorrente de problemas hepáticos que já o acompanhavam há dois anos.

Antes de entrar para o sertanejo e formar uma das parcerias mais bem sucedidas dos anos 1990, ao lado do produtor César Augusto, Piska havia tocado com nomes como Gal Costa e Ney Matogrosso, além de ter sido guitarrista do “Casa das Maquinas”.

Piska começou fazendo os arranjos de Leandro e Leonardo, e César Augusto assinava as produções. A parceria se estendeu também para o campo das composições. Juntos, fizeram canções como ”Dor de amor não tem jeito”, “Um bom perdedor” e “Loucura demais”, “Copo de Vinho”, “Em nome do amor”, e “Bobo”.

Em 2001, Piska foi o líder em arrecadação de direitos autorais no Brasil, segundo informações do ECAD. Foi, também, um dos principais responsáveis pelo sucesso do KLB.

O André piunti do blog Universo Sertanejo falou com um dos seus maiores parceiros o César Augusto. Abaixo, alguns trechos da conversa.

“Nós perdemos uma figura sensacional, só tenho coisas boas pra dizer dele. Tô chocado, muito triste. Nós formamos uma dupla muito poderosa, juntamos a força de duas pessoas muito criativas, ele era fora de série. Foi algo muito benéfico pra nós dois e fortaleceu muito a música popular sertaneja. A guitarra dele ninguém conseguia tirar. Era inconfundível e marcou uma época. Ele era gênio, eu sempre disse isso”.

“Nossa parceria acabou por vários motivos, mas a amizade sempre se manteve. Rolou um comodismo de ambos, e como ele morava na Praia Grande e eu em São Paulo, a distância colaborou pro afastamento.”

“Tem duas músicas que posso dizer que marcaram nossa parceria: ‘Um Sonhador’, do Leandro e Leonardo, e ‘Pare’, do Zezé di Camargo e Luciano”.

FONTE : UNIVERSO SERTANEJO

MAIS SOBRE PISKA



CARLOS ROBERTO PIAZZOLI
(60 anos)
Instrumentista, Arranjador e Compositor


* (1951)
+ São Paulo, SP (30/12/2011)


Carlos Roberto Piazzoli mais conhecido como Piska, foi um guitarrista, arranjador e compositor brasileiro. Autodidata, começou cedo o seu contato com a música. Aprendeu a tocar baixo, teclados e, por fim, adotou a guitarra como instrumento. Piska foi considerado um dos maiores compositores de sucesso. Embora seu nome fosse desconhecido do público, suas músicas fizeram enorme sucesso, especialmente nas vozes das duplas sertanejas.


Piska e KLB
Paulistano, filho de um músico de quem ficou órfão cedo, seu pai foi violonista que durante muito tempo atuou na noite. Nos anos 70, fez parte de diversos grupos de rock, entre os quais, Joelho de Porco e Casa das Máquinas, atuando como guitarrista. Tocou ainda com o grupo Novos Incríveis.


No fim dos anos 70, disposto a mudar de estilo, foi para o Rio de Janeiro onde começou a conhecer diversos nomes ligados a MPB. Passou a apresentar-se como guitarrista, acompanhando nomes como Gal Costa, Zizi Possi, Caetano Veloso e Marina Lima realizando shows por todo o Brasil e, mais recentemente, com KLB. No primeiro disco do trio, de 2000, foi autor de sete das 13 músicas gravadas. Fez uma grande turnê com o cantor Ney Matogrosso, na qual percorreu diversos países, entre os quais França, Portugal, Suécia, Montreux e América Latina.



Piska e o músico Renato Suski (Foto: Renato Suski)
Gravou com Elis Regina o disco Trem Azul. Esteve ligado ao estilo MPB de 1977 até 1989, quando mudou novamente para São Paulo, disposto a seguir novos rumos em sua carreira e trabalhar com a música sertaneja. Por essa época conheceu o compositor e produtor César Augusto, que o convidou para fazer as produções e os arranjos da faixa Eu Juro, de Leandro e Leonardo, e que foi seu primeiro trabalho na música sertaneja.


Em 1977, como integrante do conjunto Casa das Máquinas, teve o nome envolvido na morte de um cinegrafista da TV Record, agredido por membros do grupo após uma briga em frente à emissora. Foi absolvido em dois julgamentos na década de 80.


Em 1993, foi um dos arranjadores e regentes do CD lançado pela dupla Chrystian e Ralf e que incluiu ainda suas composções Louco Por Ela e É Desse Jeito Que a Gente Se Ama, ambas com Eduardo e Adriano, e Loucura Demais, Menina e Pra Ficar Com Você, as três com César Augusto. No mesmo ano, fez os arranjos e a regência nas faixas Mais Uma Vez Comigo, Olhos de Lua e Mais do Que Eu, no terceiro disco da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que incluiu ainda sua composição Mais do Que Eu, parceria com Eduardo e Adriano.



César Augusto, Romildo Pereira e Piska (Foto: Romildo Pereira)
Em 1995, a dupla Chitãozinho e Xororó gravou a composição Bandido é o Coração, de sua autoria e César Augusto. Em 1998, a mesma dupla gravou Casa e Comida, com César Augusto e Xororó. Entre outros, teve composições gravadas por Leandro e Leonardo, Amores São Coisas da Vida e Dor de Amor Não Tem Jeito, ambas em parceria com César Augusto. Trabalhou nos discos de Zezé di Camargo e Luciano e João Paulo e Daniel.


Em 1999, trabalhou nos discos de Guilherme e Santiago, André e Adriano e Cleiton e Camargo.


Atraído pela música sertaneja, resolveu fazer uma fusão com o pop/rock. Tem como marca registrada em seus arranjos as guitarras roqueiras e pesadas.



César Augusto, Romildo Pereira e Piska (Foto: Romildo Pereira)
Em 1999, montou um estúdio de gravação para novos valores e, a partir daí, começou a lançar o selo Piska Records.


Em 2001 foi um dos recordistas em músicas executadas segundo o ECAD. Em 2002, teve a sua música, Um Bom Perdedor, com César Augusto, gravada pela dupla Bruno e Marrone, no CD/DVD Acústico ao Vivo, lançado pela Sony/BMG.


Em 2009, teve a sua música, Dor de Amor Não Tem Jeito, com César Augusto, gravada pelo cantor Leonardo, no CD/DVD Esse Alguém Sou Eu, lançado pela Universal Music.


Segundo a família, sua composição favorita era Minha Estrela Perdida, gravada pelo cantor Daniel.


César Augusto, Romildo Pereira e Piska 3
Há 13 anos, decidiu ir morar na Praia Grande, onde teve um estúdio. Havia se afastado do trabalho por causa da saúde. Portador de hepatite, estava na fila do transplante, que não chegou a realizar.

2 comentários:

  1. ILUMINE OUTRAS DIMENSÕES COM SEUS ACORDES,PISKA!!!
    "A GRANDE VANTAGEM DO ARTISTA,É QUE ATRAVÉS DE SUA OBRA ELE CONSEGUE SE ETERNIZAR".UMA PEQUENA HOMENAGEM AO GRANDE MÚSICO PISKA.(EDER ROCKY)

    ResponderExcluir
  2. Não deixem o romantismo morre
    Cadê os corações apaixonados
    Os seres humanos evoluíram em quase tudo
    01 Os aparelhos celulares
    02 os avios de guerra
    03 a medicina
    04 as armas
    05 os esportes
    06 engenharia
    07 fotografia
    08 culinária
    09 E a musica sertaneja evoluiu?
    A um tempo atrás não sei especificar quanto tempo
    Ouve uma chamada de emergência
    E foi solicitada uma ambulância ao local
    Chegando lá os para médicos levaram um susto os mesmos perguntaram você o que houve ?
    Parecia ter uma saúde de ferro muito preocupado ligaram para o os hospital
    Informando estamos levando a musica sertaneja romântica
    Pois o passa do tempo lhe fez mal.
    segundo último boletim medico Ela não corre risco de vida
    mais vai continuar internada pra observação.
    Ela esta com uma grande equipe de médicos
    São eles
    Zezé de Camargo e Luciano
    Chitãozinho e chororó
    Eduardo costa
    Leo Magalhães
    Edsom
    Daniel
    Jorge e Mateus
    E outros não citado
    E o amor, fio de cabelo, pense em mim,
    São musicas que provavelmente não seria cargo chefe de um cd atual
    Na verdade o dinheiro fala mais alto
    Estão querendo levar o sertanejo pra um patamar erótico
    Um recado pra quem tentar ferir La a musica, a musica sertaneja e eterna
    A muita gente boa no mercado com musicas falando ao coração
    Só falta ter que oportunidade
    Os artistas estão em cima não olha pra baixo e esquece-se da humildade
    Chega em um programa de TV mostrando uma coisa que na verdade não são
    Olhem para o artista menos conhecido pois dele pode vir um grande sucesso
    Sou compositor sertanejo e as portas estão fechadas
    Mesmo não sendo um dos doutores citado
    Este ai um remédio bom pra musica sertaneja
    Email-jonatabambam@hotmail.com

    ResponderExcluir

O Cantor e Compositor Helio Gomes agradece sua visita ao blog.

Deixe seu Comentário!